terça-feira, 4 de junho de 2013

VIDEOCONFERÊNCIA: Análise de Situação de Saúde do Trabalhador

O CEREST/Jequié participará e está apoiando na Regional, a VÍDEOCONFERÊNCIA:
Análise de Situação de Saúde do Trabalhador

            A Equipe do CEREST – Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador, estará participando e apoiando em parceria com a 13ª DIRES, para participação também dos representantes dos 25 municípios da Regional, na VÍDEOCONFERÊNCIA: Análise de Situação de Saúde do Trabalhador, dia 10/06/2013 (segunda-feira), das 8:30 às 12:00h, local: Sala de Videoconferência do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães/Jequié, Av. Cesar Borges.
Segundo Letícia Coelho Nobre, Diretora da DIVAST:
                 A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituída através da Portaria 1.823 de 23 de agosto de 2012, recomenda a realização da análise do perfil produtivo e da situação de saúde dos trabalhadores como estratégia para se garantir a consolidação e legitimação das ações de Saúde do Trabalhador no SUS.

A Diretoria de Atenção e Vigilância à Saúde do Trabalhador/DIVAST estabeleceu como prioridade, dentro da Coordenação de Gestão da Rede COGER, o apoio às regiões de saúde e aos seus respectivos municípios para o cumprimento de um dos eixos contidos no Plano Estratégico de Saúde do Trabalhador/PLANEST, a Análise de Situação de Saúde.

Visando contribuir com o processo de elaboração das respectivas análises de situação de Saúde do Trabalhador nas regiões de saúde, a DIVAST/COGER elaborou o Guia para construção da Análise de Situação de Saúde do Trabalhador que se subdivide em introdução, objetivos, escolhas metodológicas e a parte prática voltada para a caracterização da população trabalhadora, perfil de morbimortalidade, capacidade instalada/relação dos serviços e rede de apoio social.      Neste Guia serão dadas orientações sobre a importância destes tópicos e o uso instrumental dos dados para que sejam transformados em informações úteis sobre o município/região, subsidiando o planejamento das ações, as medidas de prevenção e promoção da saúde, assim como as intervenções em vigilância.

Este Guia metodológico será divulgado e apresentado inicialmente numa sessão de videoconferência, com o tema da análise de situação de saúde do trabalhador, cujo objetivo é orientar os técnicos de referência em saúde do trabalhador das DIRES, da VISAU e dos CEREST das regiões de saúde, na identificação e priorização dos problemas de saúde da população trabalhadora do seu território, contribuindo  para o levantamento de necessidades ligadas a saúde no trabalho,  definição de prioridades de ação e análise a serem incorporadas nos Planos Municipais de Saúde.

Serão ainda nesta videoconferência apresentados recursos de busca em sites, orientações sobre como organizar os dados em tabelas, quadros e gráficos e ainda sugestões de estilo de texto para que sejam redigidas as análises.  Serão discutidas também as formas de utilização deste trabalho para proposição de ações que impactem de forma positiva nos indicadores de morbimortalidade e proporcionem conquistas relativas às condições de trabalho e saúde da população.



“Lembramos que esta é uma oportunidade ímpar para compartilharmos juntamente com outras instâncias da RENAST (Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador) que também militam na tentativa de consolidar a área da Saúde do Trabalhador. Além disso, em breve necessitarão iniciar o processo de elaboração dos Planos Municipais de Saúde que tendo em vista a integralidade da atenção, precisam incorporar a Saúde do Trabalhador” explicou a sanitarista/Saúde do Trabalhador – 13ª DIRES – Adriana Galdino.


Programação da Videoconferência

HORÁRIO
ATIVIDADE
PALESTRANTE
8:30
Apresentação Geral
Sandra Brasil - Mediador
8:35
Importância de uma análise de situação de Saúde do Trabalhador (ST) para priorização de ações e a inserção da ST no Plano Municipal de Saúde.
Letícia Nobre -DIVAST
8:45
Os desafios na construção do diagnóstico de situação de Saúde do Trabalhador: o caso do Estado da Bahia.
Delsuc Evangelista – DIVAST/NISAT
8:55 a 9:40
Apresentação, Objetivo e Estrutura Metodológica do Guia para elaboração da análise de situação de saúde do Trabalhador (Proposta preliminar).
01 parte: - Caracterização geral da Região e sua população trabalhadora;
                    -Perfil produtivo e a potencial relação com os ADRT.
Eliane Cardoso – DIVAST/COGER
9:40 a 10:20
1º Bloco de perguntas da Audiência/Respostas dos apresentadores
Todos podem responder
10:20 a 11:20
02 parte: Perfil de Morbidade e Mortalidade dos trabalhadores.

03 parte: -Perfil dos serviços e ações relacionados a Saúde do Trabalhador/ Capacidade Instalada;
                  -Perfil da rede de apoio social aos trabalhadores.
Perspectivas do estudo: levantamento e priorização de ações em Saúde do Trabalhador no planejamento do município.
Eliane Cardoso – DIVAST/COGER
11:20 a 12:00
2º Bloco de perguntas da Audiência/Respostas dos apresentadores
Todos podem responder
12:00
Encerramento
Sandra Brasil - Mediador


Orientações para os técnicos das instituições municipais que participarão da videoconferência:
Faça a sua inscrição com antecedência junto ao técnico DIRES dos seus municípios
             (Jequié - CEREST e 13ª DIRES - Adriana Galdino Batista   
                                      Tel. 73.3527.2008 – email: cerestjequie@yahoo.com.br)

Leia detalhadamente a programação do evento.
Fique atento para a pontualidade tanto do início como do fim do evento.
Este é um evento interativo e é necessário que você se prepare antes lendo o texto de apoio, identifique as dúvidas que você tenha sobre o tema, os pontos importantes que você deseja aprofundar. As interações com os palestrantes e demais participantes serão em tempo real e a sua participação é fundamental para o sucesso desse evento. Entretanto, é importante que você seja objetivo e claro nas suas perguntas, lembrando de otimizar o tempo para que todos possam ter oportunidade de falar.
Evite conversas paralelas lembrando que você está sendo filmado e o palestrante está vendo todos os auditórios com os seus participantes.
Evite sair da sala durante a palestra.
Quando for fazer uma pergunta, lembre-se de olhar para o palestrante e  sempre se identificar, dizendo seu nome, a localidade de onde está falando  e a que instituição pertence.
Mantenha o seu celular desligado.
Agradecemos a sua colaboração
DIVAST/CESAT/ COGER/IAT


Nenhum comentário:

Postar um comentário